Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

É possível vencer a Depressão com força de vontade?

Não. Em alguns episódios depressivos leves e moderados é possível conseguir um efeito benéfico com o uso de livros de auto-ajuda, religião (em pessoas que têm uma religiosidade), filosofias de vida que alteram positivamente a visão do indivíduo em relação a si mesmo, etc. Mas tais efeitos costumam não ser estáveis, e podem proporcionar uma falsa sensação de segurança ao indivíduo, desestimulando-o a procurar a avaliação de um profissional de saúde.

Assim, os sintomas são “sub-tratados” ou camuflados e acabam induzindo um episódio depressivo mais grave. Outra situação importante é quando tais medidas não funcionam e aumentam o sentimento de culpa do indivíduo por achar-se incapaz de controlar os sintomas afetivos por si próprio.

Se houver uma alteração do humor na maior parte dos dias, mantido por mais de duas semanas, por mais leve que seja, um psiquiatra deve ser consultado. Mesmo no tratamento dos quadros mais leves costuma-se lançar mão de vários recursos ao mesmo tempo: antidepressivos, psicoterapias, atividades físicas, recomendações dietéticas, atividades ocupacionais, estímulo a outras atividades, etc.