Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

Debate e Reflexões nos Grupos de Fala | Holiste Dia

grupos-fala

Um Hospital Dia de Saúde Mental é um serviço psicossocial de reabilitação e suporte para pessoas com transtornos mentais. Esses indivíduos têm dificuldades em sua reinserção e readaptação ao ambiente sociofamiliar, seja por terem passado longos períodos em internações, ou por consequência dos sintomas da própria doença.

O tratamento realizado no Holiste Dia é baseado em um projeto terapêutico individualizado, que leva em consideração as necessidades, limitações e objetivos do paciente.  A partir daí, são realizadas atividades terapêuticas e intervenções como oficinas, grupos de fala, grupos de produção, grupos de expressão, entrevistas individualizadas com o próprio paciente e familiares, além de incursões pelo território circunvizinho.

“Na prática, é um local onde acolhemos cada paciente respeitando sua singularidade.  Muitas vezes o trabalho busca dar continuidade a um tratamento já iniciado na internação, ou intensificar a assistência realizada no ambulatório, evitando futuras crises. De certa forma, a essência do nosso trabalho é ajudar o indivíduo a encontrar um modo mais feliz de viver” reflete o Marcelo Magnelli, psicólogo do Holiste Dia.

SAIBA MAIS SOBRE O HOSPITAL DIA DA HOLISTE

A SINTONIA NO GRUPO DE FALA

Grupos de fala são um recurso terapêutico conduzidos por psicólogos, que podem ser propostos e executados a partir das mais variadas formatações.  O Grupo Sintonia é o grupo de fala do Holiste Dia.  Consiste em uma atividade não-temática, cujo objetivo principal é propiciar um espaço onde o paciente possa debater sobre suas dificuldades e refletir sobre o modo de restabelecer seus laços sociais, enfraquecidos pelo processo de adoecimento.

A dinâmica é dividida em duas fases: no primeiro, abre-se espaço para a fala livre. No segundo momento, passa-se a discutir sobre como cada um pôde, efetivamente, sentir-se no grupo. Como pôde conviver com sua “inquietante estranheza”, que é algo seu, não comunicável, mas que afeta diretamente o modo como se remete ao outro.

 A ideia é sempre propiciar uma reflexão sobre as bases nas quais se sustenta sua autoimagem, sua expectativa diante do outro, o que permite veicular de seu desejo próprio no grupo” explica o psicólogo.

  

O TRABALHO EM GRUPO

Uma produção feita em grupo, que deve conter algo de particular de cada componente, marca o final de cada ciclo do grupo Sintonia.

Em 2016, em sua primeira edição, os pacientes produziram um vídeo, um clipe para uma versão da canção Aquarela, de Toquinho. A música foi interpretada por todos e, ao mesmo tempo, surgiam rabiscos e desenhos delineados pela letra da música.   Em 2017, uma nova configuração do grupo propôs um produto com maior fôlego: uma sequência de apresentações, ao vivo – coral, interpretação de poemas, escrita e interpretação de uma crônica – que foram antecedidas por depoimentos de integrantes.

“A movimentação foi tamanha que incitou outros pacientes (que não integravam o grupo sintonia) a quererem também produzir, o que nos gerou a primeira edição do Sarau do HD, evento já incorporado ao calendário anual da instituição. Ambas edições destacaram a importância do laço social para todo indivíduo. 

 Em 2018, já iniciamos a terceira edição do Grupo Sintonia. Para onde os caminhos da nossa sintonia nos levará? Aguardemos os efeitos, sempre orientados por algo de cada um de nós, que nessa dinâmica do grupo é externado e compartilhado entre todos”, finaliza Marcelo Magneli.

ASSISTA AO VÍDEO O QUE É UM HOSPITAL DIA DE SAÚDE MENTAL