Agende sua Consulta

Holiste Dia apresenta sua nova estrutura

Em um coquetel que reuniu grandes nomes da psiquiatria e Saúde Mental da Bahia, a Holiste apresentou a nova estrutura do seu hospital dia.

Na última quarta-feira, dia 11 de maio, o Holiste Dia realizou um coquetel de apresentação da sua nova estrutura. Grandes nomes da psiquiatria e Saúde Mental da Bahia compareceram ao evento, que também contou com a presença de representantes da indústria farmacêutica, planos de saúde, empresas parceiras, jornalistas e profissionais da clínica. A ampliação e reformulação do espaço marcaram os dois anos de sucesso do Holiste Dia, que agora tem capacidade de acolher duas vezes mais pacientes. Além disso, o espaço foi totalmente planejado para atender às atividades desenvolvidas e comportar pessoas com capacidade de locomoção limitada, como idosos e deficientes.

 

POR DENTRO DA NOVA ESTRUTURA

A nova sede não se resume à simples ampliação do espaço físico. Foram criados diversos ambientes específicos para as atividades terapêuticas realizadas: sala de musicoterapia, salão de beleza, sala de leitura e informática, cozinha industrial para atividades de culinária, sala de relaxamento e atividades físicas, salão de jogos, refeitório, sala de arteterapia e terapia ocupacional, enfermagem, além de consultórios e recepção. Um pátio ao ar livre foi planejado para atender às atividades de jardinagem e horticultura, que também serve como área de lazer e relaxamento.

Banheiros e áreas comuns contam com suporte para idosos e deficientes físicos. Um elevador foi instalado para ajudá-los na locomoção para o andar superior. Para Ueliton Pereira, psicólogo e coordenador do Holiste Dia: “Esta ampliação é muito importante para melhorar o acolhimento dos nossos pacientes. A estrutura anterior já não comportava a crescente demanda pelos nossos serviços. Além disso, a qualidade das instalações facilita a realização do trabalho terapêutico, que é o nosso objetivo maior. Cada atividade tem um objetivo terapêutico embutido: ao dispor de um salão de beleza, não estamos apenas cuidando do visual do paciente; o intuito é fazer com que ele recobre sua autoestima, que retome os cuidados de sua imagem pessoal, geralmente bastante abalada pela doença mental. Isso se repete em todas as outras atividades”.

Saiba mais sobre o Holiste Dia

 

PROPOSTA DE TRATAMENTO INDIVIDUALIZADO

O Holiste Dia carrega a mesma proposta do trabalho já desenvolvido na Holiste, que é oferecer um tratamento individualizado ao seu paciente. Para Sandra Siqueira, Diretora Técnica da Holiste, a nova estrutura favorece esta abordagem: “Conseguimos desenvolver um plano terapêutico individualizado no formato do atendimento em hospital dia psiquiátrico, que tem a proposta específica de promover a ressocialização do paciente. A nova estrutura aumenta as possibilidades de abordagem e da elaboração deste planejamento direcionado aos aspectos subjetivos de cada um. O técnico de referência têm diversos recursos à sua disposição para abordar as limitações daquele paciente, otimizando os resultados. Uma estrutura mais robusta e planejada, como a que apresentamos hoje, permite que nós nos adaptemos às particularidades do indivíduo, e não o contrário. De outro modo, isso poderia ser um fator limitador do trabalho”.

 

FORTALECIMENTO DO VÍNCULO MÉDICO X PACIENTE

Mais do que uma ampliação dos serviços já oferecidos pela Holiste, o hospital dia é um equipamento terapêutico a serviço de toda a sociedade, em especial pacientes e médicos. No tratamento em Saúde Mental, o vínculo com o psiquiatra é um ponto muito importante na recuperação do paciente, pois o profissional conhece o histórico da doença, as crises passadas, aspectos da vida do indivíduo e suas particularidades, etc.. Apesar de dispor de uma grande equipe de psiquiatras, o Holiste Dia traz em sua proposta a total liberdade do psiquiatra acompanhar seu paciente internado em nosso serviço: “Sabemos da importância do psiquiatra que já acompanha anteriormente o paciente no tratamento. Além disso, delegar os cuidados do seu paciente a outro médico não é tarefa fácil, mesmo confiando no profissionalismo do colega. Por isso, qualquer psiquiatra tem total liberdade de assistir seus pacientes que estejam internados em nosso serviço de hospital dia. Aqueles que se sentem confortáveis em deixar isso ao nosso encargo também são atendidos. Fazemos tudo para preservar o bem estar do paciente, que é o maior patrimônio de todo médico. É dele que depende a reputação do profissional, o seu reconhecimento” – afirma Dr. André Gordilho, médico responsável pelo serviço.

 

CONFIRA AS FOTOS DO COQUETEL DE APRESENTAÇÃO