Blog / Holiste Dia

HOLISTE DIA COMEMORA 8 ANOS

Holiste Dia 21/10/2021

Com o tema “Baile de Primavera”, a equipe do Holiste Dia festejou o início de mais um ciclo com os seus pacientes, em um dia repleto de atividades e comemorações.

O Holiste Dia completou mais uma primavera, justamente no início da estação das flores. Então, nada melhor do que completar seu aniversário de 8 anos com o tema “Baile de Primavera”, trazendo o espírito de renovação e um novo ciclo para sua equipe e pacientes.

“No início da pandemia, suspendemos nossas atividades para preservar nossos pacientes, suas famílias e nossos colaboradores. Foi uma decisão muito difícil, principalmente para nossos pacientes que necessitam desse acompanhamento diário. Ainda assim, avaliamos que tomamos a decisão acertada para que pudéssemos chegar no momento atual: retomamos nossas atividades com total segurança, e hoje comemoramos os 8 anos de HD, todos juntos!” – comemora Lívia Brandão, terapeuta ocupacional e Coordenadora do Holiste Dia.

CELEBRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO

Mesmo se tratando de uma festa, a programação das atividades possui um contexto terapêutico.  Desta forma, a manhã começou com um sarau de apresentações artísticas dos pacientes, com números de dança, música e recital de poesias.

“Esse tipo de atividade trabalha o eixo socioterapêutico dos pacientes, que é um dos principais objetivos do serviço oferecido no HD. Essa exposição de uma habilidade, de executar algo que foi escolhido por eles, planejado, ensaiado e apresentado diante do olhar do outro promove a integração, o vínculo e a socialização do paciente.

Como são atividades realizadas com o corpo, o eixo biológico do paciente também é trabalhado. É importante lembrar que o transtorno mental desorganiza esses indivíduos, podendo trazer prejuízos no cuidado com o corpo. Por isso esse tipo de atividade é tão importante.” – explica Maria Eugênia Glustak, psicóloga do Holiste Dia.

LAZER E CONFRATERNIZAÇÃO

Para o período da tarde ficou reservado o momento de confraternização dos pacientes e equipe. Comidinhas, bebidas e música para celebrar esses 8 anos de sucesso do HD, de consolidação de sua proposta terapêutica. A psicóloga Josefa Ferreira enfatiza a importância desse momento:

“A hora de festejar não é menos importante que as outras atividades. Confraternizar, ter momentos de lazer em grupo é essencial para a retomada da vida social dessas pessoas.

Muitos de nossos momentos em sociedade tem a celebração de algo como pano de fundo: Natal, Ano Novo, Páscoa, São João e outros festejos são tão importantes que marcam o calendário de nossa vida diária, o modo como nos organizamos diante a passagem do tempo. Para nós, equipe e pacientes, comemorar mais um ano do Holiste Dia fortalece os laços e prepara o terreno para as ações futuras.” – finaliza.

Confira as fotos do evento:

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar