Blog / Lives Holiste

O LUTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Lives Holiste 10/08/2021

Durante a pandemia de COVID-19, um sentimento de luto se espalhou pela sociedade. Mas, o luto nem sempre está relacionado à perda de uma vida; nesse mesmo período, muita gente perdeu o emprego, a vida social e até mesmo o relacionamento.

Todos estamos familiarizados com o sentimento de luto que acompanha a morte de uma pessoa querida. Mas, podemos vivenciar essa sensação em outras experiências: quando terminamos um relacionamento, quando perdemos um emprego, ou até mesmo quando um amigo resolve morar em uma outra cidade.

Nos últimos meses fomos forçados a passar por toda a sorte de lutos: a morte de pessoas próximas por conta da COVID, a perda do emprego decorrente da paralização da economia, a perda da vida social, entre outras coisas que colocaram esse sentimento de modo muito presente em nossa rotina.

Assim, a última edição das Lives Holiste trouxe como tema “O luto em tempos de pandemia”. Cláudio Melo, psicólogo e psicanalista, recebeu o psiquiatra e também psicanalista Iordan Gurgel para discutir sobre o tema:

“O luto é uma perda, é esse sentimento relacionado a algo que nos falta. Ele é percebido muito facilmente na morte pela sua concretude, mas uma série de outras situações podem causar o sentimento de luto. É isso que pretendemos abordar.” – afirma Cláudio.

Assista à Live completa e fique atento ao nosso Instagram @holistepsiquiatria para conferir as próximas edições:

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar