O estimulo à socialização de pessoas com transtornos mentais é um dos pilares do trabalho realizado pelo Holiste Dia. Através de oficinas, atividades terapêuticas e socioeducativas, busca-se promover o desenvolvimento de habilidades sociais que foram prejudicadas pelo processo de adoecimento.
Assim, celebrar datas festivas faz parte da estratégia da Abordagem Psicossocial do Hospital Dia. Um bom exemplo foi o NATAL RETRÔ realizado no dia 18/12, que contou com a participação ativa dos pacientes desde a organização de todos os preparativos para o evento.
“As datas comemorativas celebradas com festas favorecem a restruturação do contexto social, permitindo que os pacientes participem de momentos importantes. Muitos não comemoram as datas em seu contexto familiar, mas tem a oportunidade de reviverem essa experiência no nosso espaço, rememorando fatos e aguçando sensações que já estavam esquecidos. Eventos são um recurso indispensável em nosso trabalho, pois contribui para o desenvolvimento de suas relações e interações sociais.”, explica Lívia Brandão, terapeuta ocupacional do Holiste Dia.
RESGATE DO POTENCIAL CRIATIVO
“NATAL RETRO – ANOS 80“ foi o tema escolhido para a festa do Holiste Dia. Não por acaso, mas pela representação que a década traduzia. O período definido como “a década da alegria” anunciava uma fase de pós-guerras, onde países aos poucos se reerguiam. Todo esse sentimento do período era anunciado e refletido através dos filmes, musicas, roupas, brinquedos, programas de televisão e nos comportamentos.
Assim como nos anos 80, a festa do HD foi repleta de muita alegria e recordações. Além da diversão, os pacientes também participaram de oficinas para criar a decoração da festa.
“O processo terapêutico tem como objetivo o resgate do potencial criativo, o contato com sentimentos e lembranças, o autoconhecimento e a melhora da autoestima. Utilizamos as datas festivas para estimular a criatividade, resgatar boas lembranças, possibilitar a vivacidade, o brincar, o rir, o prazer. Buscamos resgatar a alegria e o bem-estar, fatores fundamentais para o tratamento”, destaca Narajane Oliveira, arteterapeuta do Hospital Dia.
LEIA TAMBÉM: UM RETORNO À INFÂNCIA – DIA DAS CRIANÇAS NO HOSPITAL DIA
OLHAR ATENTO
Os eventos e atividades recreativas realizadas permite a equipe do Hospital Dia, oportunidade de observar o paciente em um outro momento seu.
“É importante frisar que, para além do momento de lazer e festejos, essa é uma atividade terapêutica que envolve todos os pacientes e nossa equipe. Os técnicos estão a todo momento atentos às reações despertadas durante a atividade, filtrando aquilo que pode ser explorado terapeuticamente em benefício do paciente.
Momentos como estes favorecem uma sensação de bem-estar e promovem a qualidade de vida. Entendemos que hábitos de lazer são importantes condutores para uma vida saudável e ativa, além de serem essenciais no processo terapêutico”, aponta Lívia Brandão.
AUTONOMIA E QUALIDADE DE VIDA
O Holiste Dia completou, no último mês de setembro, quatros anos de funcionamento. Nesse período, o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar de profissionais trouxe grandes avanços na qualidade de vida de seus pacientes.
Segundo a musicoterapeuta Nadja Pinho, “o amparo e o estímulo à autonomia dos nossos pacientes, possibilitaram a eles escrever e reescrever seus percursos de vida. Alguns retomaram suas rotinas, outros continuam conosco ainda nesta caminhada”.
“Os pacientes encaminhados ao Holiste Dia são aqueles que ainda necessitam de algum suporte e vínculo institucional. Nossa missão é prepará-los para que possam se tornar pessoas ativas e produtivas, capazes de cuidar de si mesmas, com ganhos em sua própria qualidade de vida e dos que estão ao seu redor”, explica André Gordilho, psiquiatra e médico responsável pelo Holiste Dia.
ASSISTA AO VÍDEO: O QUE É UM HOSPITAL DIA DE SAÚDE MENTAL