Blog / Notícias

O toque revela, a fala alivia – Campanha Outubro Rosa Holiste

Notícias 15/10/2021

Nesse outubro rosa, queremos ressaltar a necessidade de dar voz e acolher o sofrimento das mulheres com câncer de mama.

Assim como é importante incentivar o autoexame e realizar o diagnóstico precoce no outubro rosa, a escuta qualificada faz a diferença na vida de quem enfrenta a doença nos dias de hoje, ajudando a desatar esse nó do peito.

O que é o câncer de mama

O câncer de mama é um grupo de diferentes doenças, com comportamentos distintos. A heterogeneidade deste câncer pode ser observada pelas variadas manifestações clínicas e morfológicas, diferentes assinaturas genéticas e consequentes diferenças nas respostas terapêuticas.

Principais sintomas

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo

Dados sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres.

No Brasil, o câncer de mama é também o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões, após o câncer de pele não melanoma. Em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2020).

O tratamento do Câncer de Mama não envolve apenas a eliminação do tumor, ele contempla a preservação da saúde mental da mulher que enfrenta a doença, neste Outubro Rosa, queremos destacar a importância do acolhimento e da fala da mulher, no combate ao câncer de mama.

Outubro Rosa Holiste – O toque revela, a fala alivia.

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar