O distanciamento social tem desencadeado uma série de transtornos mentais na população. Entre eles, as disfunções sexuais aparecem com muita intensidade e são um desafio para os relacionamentos conjugais.
Além dos riscos à saúde provocados pelo coronavírus, o distanciamento social tem provocado uma série de problemas de ordem psicológica nas pessoas. A insegurança econômica decorrente da paralisação da economia, situações de estresse, depressão e ansiedade têm afetado até mesmo a vida sexual das pessoas.
Para abordar o tema, Livia Castelo Branco, psiquiatra do Núcleo de Sexualidade da Holiste, falou à equipe da Rádio Canabrava: “Tudo acontece muito por questões relacionais, financeiras. Às vezes, não tem ânimo para transar porque está pensando em como dar conta dos boletos a pagar.” – explica a especialista.
LUTO, INSEGURANÇA FINANCEIRA E MEDO DE CONTAMINAÇÃO
Para se ter uma vida sexual saudável, é necessário estar com a cabeça livre de pensamentos negativos, estresse, para que haja um clima de envolvimento e relaxamento com o parceiro. Acontece que, com a realidade da pandemia, está cada vez mais difícil para os casais encontrarem esse tipo de clima em casa ou fora dela.
Sentimentos de luto, medo de perder o emprego/ negócio ou de contrair a COVID faz com que as pessoas criem bloqueios e percam o desejo sexual, podendo gerar graves crises de relacionamento. Para a especialista, o ideal é que os casais compreendam esse momento, conversem sobre o tema e esclareçam o que está ocorrendo com o parceiro. Em casos mais graves, onde exista um comprometimento da relação, a ajuda profissional pode ser útil:
“As pessoas ainda têm muita reserva em buscar uma terapia de casal, a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, e continuam vivendo em sofrimento. Mas, a verdade é que um profissional capacitado pode, sim, ser muito útil nesse momento” – finaliza a psiquiatra.
Matéria publicada originalmente em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-maus-lencois-como-viver-a-pandemia-tem-nos-tirado-o-tesao-e-o-que-fazer-para-reativar/