Dra. Fabiana Nery e Dr. André Gordilho participaram de mesas redondas no evento, que aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro.
Destinado ao público de psiquiatras, a Jornada Bahia Sergipe de Psiquiatria também recebeu a participação de estudantes e médicos de outras especialidades, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e outros profissionais que atuam na promoção da saúde mental.
Remédios Funcionam?
Sobre o tema Remédios Funcionam?, Dra. Fabiana Nery explicou a forma como os medicamentos psiquiátricos atuam no cérebro e a importância destas medicações no tratamento do paciente psiquiátrico: “Em uma análise simplificada, o propósito do nosso cérebro é proporcionar a percepção de estímulos, a interpretação desses estímulos e uma consequente reação à estes estímulos. Estes mecanismos funcionam através de um processo chamado Neurotransmissão. Os Neurotransmissores estimulam ou inibem os vários neurônios, modulando, desta forma, a sua ação. A ação dos Psicofármacos dá-se pela interação com os receptores dos vários neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina”.
Algumas pessoas, equivocadamente, têm dúvidas sobre a eficácia das medicações e acabam interrompendo o seu uso durante o tratamento. Dra. Fabiana faz um alerta sobre este tipo de pensamento: “Remédios não só funcionam como são indispensáveis para o tratamento psiquiátrico da grande maioria dos casos, principalmente para o controle dos sintomas agudos e prevenção de futuros episódios, proporcionando o retorno funcional pleno do paciente. Em algumas exceções, o tratamento medicamentoso pode não apresentar o efeito esperado, ou ainda pode causar algum efeito colateral por especificidades biológicas do indivíduo; nestes casos, ajustes ou troca de medicamentos serão necessários, mas isso não inviabiliza ou diminui a importância e eficácia terapêutica dos psicofármacos ” – finaliza a psiquiatra.
Novidades da Psiquiatria
Trazendo a Estimulação Magnética Transcraniana como o centro de sua fala, Dr. André Gordilho participou de uma mesa redonda sobre as Novidades da Psiquiatria. O psiquiatra, responsável técnico pelo serviço de EMT da Holiste, ressaltou as indicações e benefícios do procedimento: “A EMT é uma prática moderna, segura e indolor. Pacientes depressivos, que por algum motivo não podem utilizar o tratamento medicamentoso, podem se beneficiar deste recurso. As sessões de EMT são simples: o paciente senta-se confortavelmente em uma poltrona enquanto o psiquiatra estimula o seu cérebro através ondas magnéticas, utilizando uma bobina conectada ao aparelho de EMT. Não há a necessidade de anestesia e o procedimento não é invasivo”.
Dr. Gordilho falou ainda sobre a EMT Profunda, uma novidade que traz ainda mais benefícios para os pacientes: “A EMT Profunda consegue estimular regiões que, com a técnica anterior, não era possível. Isto nos permite alcançar êxito não só em pacientes com depressão, mas àqueles acometidos por doenças como o Transtorno Bipolar, Esquizofrenia, Estresse Pós-Traumático, Dor Crônica e Mal de Parkinson. É um procedimento novo, que pode trazer conforto para pacientes que já não sabem como enfrentar estes transtornos”.