“Cuidar de quem Cuida” foi o tema escolhido para a II Semana da Saúde do Núcleo da Terceira Idade da Holiste em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (07/04). As ações buscaram envolver as famílias dos pacientes internados, além de melhorar a capacitação da nossa equipe de cuidadores.
“O tratamento psiquiátrico do paciente idoso demanda cuidados diferenciados em relação ao de um adulto jovem. Ele precisa de mais envolvimento e atenção de sua rede de cuidadores, tanto da parte dos profissionais envolvidos, quanto dos familiares. Estender ainda mais o nosso olhar sobre esses dois “públicos” foi o objetivo principal de nossas ações”, explica Michelle Campos, gerontologa e coordenadora do Núcleo da Terceira Idade.
SAIBA MAIS SOBRE O NÚCLEO DA TERCEIRA IDADE HOLISTE
VIVENDO AS LIMITAÇÕES
Para fazer nossa equipe de cuidadores entender melhor as limitações vividas pelos idoso, foi realizada uma vivência simulando as limitações experimentadas pelos idosos, através de acessórios que limitavam a visão, audição, coordenação motora e outras funções.
“A equipe pôde vivenciar, mesmo que em um curto espaço de tempo, algumas das dificuldades que o idoso tem que enfrentar para realizar tarefas aparentemente simples para nós. Foi importante para ressignificar o olhar e o cuidado à pessoa idosa”, acrescenta a musicoterapeuta Nadja Pinho.
A atividade trouxe muitas reflexões para a equipe. O desenvolvimento de dinâmicas, com vista a problematizar a atenção da enfermagem ao idoso hospitalizado, permite despertar a empatia e melhorar o entendimento das condições e dificuldades que os idosos podem enfrentar na realização das suas atividades diárias.
“Foi uma experiência única, pois não sabemos o que é ser idoso, só sabemos quando sentimos na pele as dificuldades vividas por eles. O treinamento nos passou um pouco das dificuldades que os idosos enfrentam no dia-a-dia.
Para mim foi de extrema importância, vou levar essa experiência comigo pro resto da vida.” – afirma Arnaldo Bomfim, cuidador da Holiste.
“Foi uma experiência muito boa, me coloquei no lugar dos pacientes, as dificuldades do dia-a-dia que eles passam. Foi gratificante, pois aprendi a lidar melhor com a situação deles.” – comenta Sirlene dos Santos, também cuidadora.
Michelle Campos destaca a importância de investir de forma constante na equipe que lida diretamente com os pacientes.
“Diante das singularidades do processo de envelhecimento que os idosos vivenciam, é necessário manter um quadro de profissionais que, para além da sua formação, tenham conhecimentos e habilidades relativos ao envelhecimento humano e, ainda, que possam ter acesso a atualizações e capacitações constantes”.
ACOLHENDO A FAMÍLIA
A família é um parceiro fundamental no tratamento e cuidado do paciente idoso.
“É preciso escutar e acolher, também, a família, que está diretamente envolvida no processo de adoecimento do seu familiar. Nosso trabalho busca construir, junto com a família, as melhores estratégias de cuidado para aquele paciente. Por isso é necessário um contato constante”, esclarece Narajane Oliveira, arteterapeuta.
A atividade com as famílias consistiu em uma roda de conversa. O tema central foi o cuidado e as estratégias que os familiares construíram para lidar com as dificuldades de cuidar do seu familiar idoso, e de que forma é realizado o cuidado com eles próprios.
Depois, os familiares foram convidados a participar de um encontro com os pacientes, onde tivemos um momento de confraternização com música ambiente e lanche, caracterizando um momento de integração especial.
PSICOEDUCAÇÃO
O idoso é um paciente que possui transformações biológicas, psíquicas e sociais próprias da idade. Particularmente, as modificações biológicas favorecem o surgimento de doenças crônicas e a presença de déficits sensoriais e cognitivos, os quais influenciam no autocuidado e não devem ser ignorados.
Assim, as palestras para os pacientes tiveram o intuito de abordar assuntos ligados a saúde física e psicológica, o que despertou o interesse e a participação dos pacientes, questionando, identificando-se e compartilhando experiências.
Foram realizadas um total de 05 palestras para os pacientes, com a participação da equipe multidisciplinar da clínica:
- Cláudio Melo, psicólogo: Sofrimento Psíquico
- Danielle Miranda, enfermeira: Cuidados com a Higiene Pessoal
- Fernanda Reis, nutricionista: Alimentação Saudável
- Livia Castelo Branco, psiquiatra: A importância do Sono
- Paulo Dultra, educador físico: Atividade Física na Terceira Idade
CONFIRA AS FOTOS DA SEMANA DA SAÚDE
SAÚDE MENTAL NA TERCEIRA IDADE
A “Saúde Mental na Terceira Idade” é o tema oitavo vídeo da série Desmistificando a Saúde Mental. Nossa equipe fala sobre as especificidades dos transtornos mentais em idosos, cuidados, tratamentos e possibilidades de uma vida mais plena. Participam do vídeo os psiquiatras André Gordilho e Victor Pablo, a psicóloga Raissa Silveira e a terapeuta ocupacional e coordenadora do Núcleo da Terceira Idade, Michelle Campos.
ASSISTA AO VÍDEO: “SAÚDE MENTAL NA TERCEIRA IDADE”