Transtorno de Ansiedade pode atrapalhar rendimento em provas.
Com a chegada do ENEM e de outros vestibulares, diversos alunos acabam sobrecarregando suas rotinas de estudo e por vezes desenvolvem um nível elevado de estresse. Em alguns casos, o nível de estresse é tão alto que acaba desencadeando um Transtorno de Ansiedade no indivíduo, prejudicando o seu rendimento na prova.
Em entrevista ao Jornal da Manhã o psiquiatra André Gordilho, analisou o fato: “Não adianta você estudar vinte e quatro horas por dia: você precisa dormir, você precisa se divertir, seu cérebro precisa descansar, senão você não retém a memória”. Para o especialista, a melhor forma de prevenir a ansiedade é se preparar com antecedência, estudar ao longo do ano e não deixar um grande volume de material para estudar na véspera da prova.
Em alguns casos, candidatos que prestam vestibular ou mesmo concursos públicos acabam fazendo uso de substâncias como a Ritalina, com a finalidade de “turbinar” os estudos. Gordilho alerta para estas práticas: “Todo medicamento deve ser utilizado sob prescrição médica. O uso indiscriminado de substâncias, além de trazer riscos à saúde pode não entregar o efeito esperado, aumentando a sensação de frustração e estresse no indivíduo”.
Assista a matéria completa:
USO INDEVIDO DA RITALINA
Em entrevista para o programa TVE Revista, Dr. Gordilho falou sobre os riscos do uso indevido da Ritalina.