Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO: UMA CLÍNICA DO COTIDIANO

ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO

Isabel Castelo Branco, Acompanhante Terapêutico da Holiste, ministrou um minicurso sobre o tema em evento que reuniu profissionais da Saúde Mental de todo o país.

Nos dia 26 e 27 de setembro foi realizado o I Econtro e lll Refelexão de Saude Mental do Hospital Adauto Botelho, que trouxe o tema: Avanços e Impasses na Saúde Mental. O evento foi realizado em Curitiba/ PR e contou com a presença de profissionais de diversas áreas da saúde mental de todo o Brasil.

ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO EM PAUTA

Tida como uma das modernas ferramentas terapêuticas no tratamento das doenças mentais, o Acompanhamento Terapêutico busca atuar no cotidiano do indivíduo, adaptando-se às suas necessidades reais e condições ambientais: “Não se trata apenas de passar o tempo, mas de resgatar a sua estrutura funcional enquanto cidadão, estruturar relações entre espaço e tempo; redescobrir interesses pessoais; levar à construção de um projeto de vida; reconstruir sua rotina afim de permitir a criação de tarefas e relações com seu entorno; incentivar a formação de grupos que lhe assegurem um lugar e a experiência de compartilhar objetivos. Este foi o objetivo principal abordado no minicurso” – explica Isabel.

Para a especialista, este tipo de evento serve para difundir essa modalidade de tratamento entre os profissionais da área: “Não é apenas o grande público que desconhece o trabalho do Acompanhante Terapêutico. Muitas vezes, os próprios profissionais da área não sabem qual é o verdadeiro trabalho do AT, confundindo-o com a simples monitoração do paciente, um acompanhamento de atividades, o que é apenas um pequena parte do todo. O AT trabalha de forma integrada com toda a equipe, atuando diretamente no dia-a-dia do paciente, nos espaços onde o resto da equipe geralmente não se faz presente. Isto é primordial para o desenvolvimento de certos quadros, principalmente quando o paciente já não consegue organizar o seu estar no mundo, suas relações sociais e objetivos pessoais”.

SAIBA MAIS SOBRE O ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO:  ASSISTA O VÍDEO DA WEBSÉRIE DESMISTIFICANDO A SAÚDE MENTAL