O início das aulas, para a maioria das crianças, resume-se em animação. Mas, este não é um aspecto que predomina no universo infantil. Por isso, é preciso atenção dos pais e professores com alguns sintomas, como a rejeição da escola e o medo de frequentá-la. Estes fatores podem ser um sinal da dificuldade de aprendizagem.
De acordo com a psicopedagoga e musicoterapeuta do Espaço Holos, Nadja Pinho, dentre os fatores que podem influenciar neste problema, estão os biológicos, como questões neurológicas, oriundas desde a gestação; e os psicológicos e sociais, como problemas familiares.
“Tanto os pais quanto os professores precisam atentar-se para fatos, como, a rejeição da escola. Além disso, a lentidão no desenvolvimento motriz, como por exemplo, para amarrar o sapato, podem ser sinais da dificuldade de aprendizagem”, afirma Nadja em entrevista concedida para o Jornal A Tarde.
Confira a entrevista completa do Jornal ATarde: BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR PODE TER ORIGEM ORGÂNICA
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Nadja Pinho falou sobre a dificuldades de aprendizagem, apontando sobre a importância do diagnóstico precoce, os principais fatores que influenciam e como os pais podem trabalhar para as dificuldades em crianças e adolescentes. Confira a matéria completa: Dificuldades de aprendizagem em crianças e adolescentes.
* Nadja Pinho, psicopedagoga e musicoterapeuta, formada em Musicoterapia pela Universidade Católica do Salvador e Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia.
Saiba mais sobre nosso serviço de Psicologia Infanto-Juvenil.