Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

LEITURA NA INFÂNCIA

Leitura

A psicopedagoga Nadja Pinho conversa sobre a importância da leitura para formação das crianças, no programa Seus Filhos da Band News.

 
Ler é viajar em um universo de infinitas possibilidades sem sair do lugar. A proposta da leitura é fazer o leitor conhecer o estranho, questionar o certo e errado e, além disso, ampliar a própria visão sobre as coisas e estimular a criatividade.

Para as crianças, a leitura pode ser um dos motores da inventividade. É importante que pais e educadores estimulem o prazer causado pela literatura nas crianças e adolescentes.

“A história entra nesse mundo de fantasia, das infinitas possibilidades que a leitura traz. Ela continua trabalhando e aguçando o princípio do prazer para a criança”, destaca a psicopedagoga.

 

Confira a entrevista:

 

Leitura por prazer

A psicopedagoga esclarece que a leitura não pode ser imposta, pois assim ela não cumpre seu papel de despertar o encantamento e o prazer:

“É importante que a gente consiga aliar a leitura ao princípio de prazer e não à obrigatoriedade. Isso precisa fazer parte de uma demanda de conhecimento anterior, na infância”, afirma Nadja.

Nessa fase, as escolhas são definidas a partir do prazer que ela sente ao ouvir determinada história. Não é à toa que muitas vezes as crianças pedem para ouvir histórias repetidas, mesmo conhecendo o final, somente pelo prazer de reviver aquela experiência.

Por isso, não há a necessidade de forçar atividades como a leitura; esse aprendizado é mais eficaz quando estimulado pela via do prazer, da satisfação pessoal.