Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

Livia Castelo Branco e Caroline Severo | Encontros Holiste

Os Transtornos Mentais, em geral, são tratáveis e respondem positivamente ao tratamento médico e psicoterápico. Porém, em alguns casos, determinados fatores podem levar à cronificação da doença, que passa a não responder aos tratamentos convencionais, demandando um cuidado diferenciado.

“Transtornos Mentais Crônicos” é o tema do Encontros Holiste de julho, que conta com as palestras da psiquiatra Livia Castelo Branco e da psicóloga Caroline Severo

O evento acontece no dia 18 de julho (quarta), às 19h, no auditório da Holiste.  O Encontros Holiste é um evento gratuito, voltado para familiares e cuidadores de pessoas com transtornos mentais, com o objetivo de esclarecer pontos importantes sobre cuidados em saúde mental.

Clique e inscreva-se no Encontros Holiste

LIDANDO COM PACIENTES CRÔNICOS

Pacientes com transtornos mentais crônicos são aqueles que lidam com a doença psiquiátrica já há muito tempo, acumulando prejuízos no autocuidado, nas suas relações sociais, laborais e familiares.   Este quadro tem como consequência a segregação, o surgimento e/ ou agravamento de doenças clínicas, ocasionando o aumento de gastos em saúde, a redução da qualidade de vida e o risco de morte precoce.

LIDANDO COM PACIENTES CRÔNICOS é o tema escolhido pela psiquiatra Livia Castelo Branco, que irá abordar a importância de cuidados específicos para tratamento desses casos.

“Pacientes crônicos são pessoas com comportamentos disfuncionais e que necessitam de cuidados intensivos com sua saúde mental, física e social, para que vivam da forma mais independente possível. O modo de olhar para estes pacientes deve ir além do diagnóstico psiquiátrico, focando em sua individualidade, com objetivo de trabalhar os aspectos extremados da doença, algo muito peculiar nesses casos. Isso é possível com a utilização de estratégias que aumentem seu vínculo com a coletividade e estimulem a adesão ao tratamento”, explica a psiquiatra.

ASSISTA A PALESTRA COMPLETA
MORADIA ASSISTIDA

Residências Terapêuticas são, por definição, moradias destinadas a portadores de transtornos mentais crônicos.  A maioria desses pacientes perdeu seus laços sociais e familiares no processo de adoecimento, sua cidadania, encontrando nessa nova morada a possibilidade de restabelecer as conexões que foram perdidas, melhorar sua qualidade de vida, sua autonomia, entendendo e trabalhando suas limitações.

Caroline Severo, psicóloga e coordenadora da Residência Terapêutica da Holiste, irá abordar o tema MORADIA ASSISTIDA COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO.

“O principal objetivo de uma residência terapêutica é trabalhar o conceito de autocuidado e de moradia, ressignificando a relação do paciente com o seu adoecimento, desconstruindo a institucionalização. Trata-se de um trabalho intensivo, de caráter multidisciplinar, com foco na reapropriação da sua vida cotidiana, estimulando suas habilidades pessoais e sociais, sempre respeitando a sua singularidade.

A Residência Terapêutica deve funcionar como uma facilitadora que permita ao paciente com transtorno mental crônico se deslocar da invisibilidade social, assumindo o protagonismo de sua própria história”, encerra a psicóloga.

SAIBA MAIS SOBRE O TRABALHO DA RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA

ASSISTA AO VÍDEO DA PALESTRA: RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA –  UM ESPAÇO SINGULAR DE MORADIA ASSISTIDA