Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

Desenvolvimento Humano Psicológico

No dia 23 de julho aconteceu a segunda edição do Programa de Treinamento Holiste, trazendo o tema “Desenvolvimento Psicológico Humano”, ministrada pelos psicólogos André Dória e Cláudio Melo.

“Nós buscamos falar sobre as diferentes fases do desenvolvimento humano – infância, adolescência, adultos e terceira idade – e o adoecimento mental em cada uma delas” – Explica Cláudio Melo.

A importância da infância no desenvolvimento do indivíduo, bem como o papel chave da linguagem nesta fase, foi um dos pontos mais discutidos durante a aula:

“A formação da nossa estrutura psíquica apresenta três elementos: a pessoa, o objeto e a linguagem. A linguagem vem antes de nós, existe antes de nascermos e está intimamente ligada ao que somos. Seu aprendizado, durante a fase infantil, torna-se um aspecto fundamental na formação de nossa personalidade e na consolidação da nossa estrutura psíquica.  É na infância também que se formam os moldes dos sintomas psicopatológicos”, acrescenta Cláudio Melo.

 

AS FASES DO DESENVOLVIMENTO

Abordou-se a questão do indivíduo constantemente insatisfeito e sua busca por objetos que permitam a satisfação plena e um impasses gerados por essa procura e como isso influência o desenvolvimento e comportamento normal e patológico do humano; a influência do ambiente e a predisposição genética também foram pontos discutidos.  Assim, diversas psicopatologias foram abordadas no decorrer do treinamento, suas respectivas características e as fases onde geralmente costumam se desenvolver:

  • Infância – Fobias, TOC’s e TDA-H
  • Adolescência – Anorexia, Bulimia, Depressão, Bordeline, Toxicomania
  • Adulta – Transtorno Bipolar, Psicose

A saúde mental na terceira idade também foi um dos assuntos destacados, principalmente pelo fato do indivíduo começar a perder o controle do corpo, mesmo mantendo sua consciência, subjetividade e desejos.

Ressaltou-se a importância de uma leitura crítica destas psicopatologias em uma época de explosão dos diagnósticos. Considerar o sujeito, e suas particularidades, é a direção do tratamento em Saúde Mental adotado na Holiste.

 

A SINGULARIDADE DO SUJEITO

A questão da singularidade do indivíduo aparece como um dos principais aspectos a serem levados em consideração no trabalho realizado em saúde mental:

‘Tão importante quanto entender as psicopatologias é buscar entender como o sujeito desenvolve sua forma de lidar com o mundo e como se dá seu processo de adoecimento. Embora os sintomas possam ser semelhantes em diversas psicopatologias, a forma de adoecimento é sempre singular.”  finaliza André Dória.

 

DINÂMICA DAS RELAÇÕES EM GRUPO

O Programa de Treinamento Holiste são encontros mensais destinados aos colaboradores da clínica, buscando ampliar os conhecimentos na área de saúde mental de toda nossa equipe.

O próximo evento acontecerá no dia 27 de agosto, com o tema: “Dinâmica das Relações em Grupo”, que será abordado pelo psicólogo Rogério Barros.

 “A proposta é debater a origem e função dos grupos humanos, e sua importância pra o ser falante.  Também será discutido o tema das equipes de trabalho que tratam de transtornos mentais, pontuando os impasses e possibilidades de trabalho”, afirma o Rogério Barros.

 

MÚSICAS E FILMES COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO

O uso de músicas, animações e trechos de filmes chamou a atenção no treinamento.

“O uso de música e filmes é bastante eficaz pois permite passar mensagens complexas de forma lúdica, mais próximo do cotidiano das pessoas. Nessa aula, por exemplo, trouxemos músicas de Roberto Carlos, Kid Abelha e Nirvana”, explica André Dória.

Um dos materiais que mais chamou a atenção foi o curta do animador alemão Andreas Hykade, que mostra a tumultuada jornada da dependência química a partir da perspectiva de um pássaro chamado “Nuggets”.