Blog / Holiste Dia

HOLISTE DIA REALIZA SEU PRIMEIRO “NATAL MUSICAL”

Holiste Dia 23/12/2021

HOLISTE DIA REALIZA SEU PRIMEIRO “NATAL MUSICAL”

A festa, que foi composta por apresentações musicais e artísticas dos pacientes, faz parte da proposta terapêutica do espaço.

A comemoração de datas especiais, como o Carnaval, o São João ou o Natal é de fundamental importância para os pacientes com dificuldades de socialização. Nosso calendário é marcado por esses eventos, influenciando a maneira como nos organizamos ao longo do ano, nossa noção de passagem do tempo e nossos momentos de confraternização, o que nos conecta ao social.
Assim, mais do que uma atividade de lazer, a comemoração do Natal Musical do HD é uma atividade terapêutica, que busca reconstruir esses laços entre o paciente e a sociedade. Nestes momentos de celebração, os mesmos são incluídos nas vivências cotidianas comuns a muitas pessoas.

“É algo muito maior que aquele momento da festa. Há toda uma preparação nos dias que antecedem a festa, a organização das apresentações, o trabalho terapêutico que é feito em cima disso e as elaborações que surgem do processo compõe todo o contexto do evento.” – afirma Lívia Brandão, terapeuta ocupacional e coordenadora do HD.

NATAL MUSICAL

Para muitos pacientes psiquiátricos, essas datas deixaram de ser festejadas em virtude do adoecimento psíquico. Foi daí que a equipe teve a ideia de desenvolver o Natal Musical, uma festa que trouxesse a musica como fui condutor dessa vivência.

Além das apresentações com as músicas que eles escolheram e trabalharam nas oficinas, os pacientes puderam confeccionar cartões, customizar plaquinhas que virariam uma estrutura de árvore de natal.

“A comemoração do Natal do Holiste Dia proporcionou aos pacientes uma experiência única de interação, produção artística e de sentimentos, além do compartilhamento de vivências. Todos esses recursos viabilizam a terapêutica e facilitam o tratamento, através do lúdico, da arte e das conexões sociais.” – finaliza Lívia.

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar