André Dória participou da XXXV Semana de Farmácia da UFBA com a palestra “Psicofármacos e Subjetividade”.
O psicólogo abordou questões como o autodiagnóstico, a busca da medicação como principal ferramenta para alívio do sofrimento psíquico e as relações estabelecidas entre o paciente e a medicação.
A partir de um caso real, ocorrido em sua experiência clínica, Dória discorreu sobre o tema:
“Certa vez, uma paciente psicótica, resistente às medicações, disse-me que seu psiquiatra finalmente lhe prescrevera um remédio que lhe fazia bem, chamado Risperidona. ‘Como não usar um remédio que me diz: respire, dona!’, disse.
A indústria farmacêutica parece ter sacado que há um parasita que nos habita. Mas o equívoco é que o parasita não pode ser isolado, tal como uma molécula pesquisada de uma nova droga. Esse parasita, chamado linguagem, é incontrolável e imprevisível. Por isso, gasta-se bilhões em marketing, tanto quanto gasta-se em pesquisa. Concerta, Sonata e outros tantos nomes são criados por publicitários que, ironicamente, voltam séculos no tempo até as palavras de Hipócrates: ‘Primeiro, use a palavra… Depois, use a droga. Então, o bisturi!’.
Concerta para ‘consertar’ o TDHA, Sonata para ‘consertar’ a insônia… O problema é que há sempre o imponderável, um imprevisível ‘respire, dona’, que coloca em xeque os bilhões investidos na produção de um nome que fisgue o sujeito a quem a medicação se destina. Sobretudo, quando se trata das psicoses.
No caso citado, não foi a molécula que tratou a palavra em curto circuito com o laço social da paciente psicótica, mas o inverso. Sua palavra foi que tratou a Risperidona e lhe conferiu um sentido muito particular para, somente assim, a droga chegar aos tão esperados neurotransmissores da psicofarmacologia” – pontua Dória.
JORNADA DE FARMÁRCIA
A Jornada de Farmácia da UFBA (Universidade Federal da Bahia) é um tradicional evento que chega a sua 35º edição em 2016.
Com o tema “Farmacêutico e sociedade: O Profissional como ferramenta de construção social e tecnológica”, o evento reuniu estudantes e profissionais de farmácia para a troca de experiências e conhecimentos, trazendo novidades e inovações da área. A edição de 2016 aconteceu no período de 20 a 23 de outubro no Campus Ondina da UFBA.