Independente da idade ou de fatores especiais, cada criança tem seu tempo de aprendizado.
Um dos maiores desafios educacionais da atualidade é pensar em uma escola para todos e para cada um. A psicóloga Daniela Araújo e a psicopedagoga Nádja Pinho, profissionais da Holiste, esclareceram pontos importantes sobre o tema, em matéria publicada pela Revista Veja.
O tempo de aprendizado independe de problemas psicológicos.
Comumente se associa um problema de aprendizado com alguma patologia psicológica, o que não é necessariamente verdade: “Todo ser humano tem o seu tempo no processo de desenvolvimento e essa maturação é, portanto, singular. Mesmo uma criança neurotípica pode não ter uma aprendizagem linear, uniforme, e demandar apoio” – comenta Daniela Araújo.
A psicopedagoga Nádja dos Santos concorda. “O tempo da criança é muito particular e, dependendo da fase do desenvolvimento em que esteja, a dificuldade no aprendizado pode ser transitória, assim como pode ser um sintoma de diversidades emocionais e cognitivas as quais esteja enfrentando. Por isso é necessário um estudo cuidadoso e compartilhado entre escola, família e psicopedagogo, no intuito de entender que esse ritmo deve ser respeitado pela instituição educacional” – avalia.
Nádja esclarece, ainda, que o processo de aprendizado não está restrito apenas às horas de estudo em frente ao livro: “Lembro que estar em família, ser amado e brincar são pontos fundamentais para o bom desenvolvimento de uma criança”, conclui.