Caros leitores,
A terceira edição da Revista Holiste traz matérias relativas à nossa prática clínica, bem como reflexões sobre temas bastante atuais no campo da saúde mental. O intuito é transmitir o compromisso em desmistificar os temas da nossa área, através da disseminação das informações acumuladas ao longo de nossa trajetória profissional.
Ao mesmo tempo em que acompanhamos os progressos no campo da medicina, que vem elevando a expectativa de vida da população, percebemos que quando se trata da saúde mental ainda prevalece um cenário de desinformação e preconceito, o que resulta no agravamento de casos que, diagnosticados precocemente e tratados da maneira correta por um profissional, poderiam ter um desfecho favorável.
Acreditamos que a disponibilização de informações sobre os transtornos mentais contribui para o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação ao tema, possibilitando que cada vez mais pessoas debatam sobre os sintomas, as possibilidades de tratamento e a importância de buscar ajuda especializada.
Selecionamos uma variedade de temas que integram as diferentes fases da vida: infância, adolescência, vida adulta e terceira idade, bem como diferentes propostas de intervenção em saúde mental. As matérias contemplam ações de prevenção e promoção da saúde mental, sexualidade, psicoeducação, instrumentos de avaliação e processos diagnósticos, o atual modelo do sistema de saúde suplementar, novas modalidades de tratamento em saúde mental, além do papel da família no tratamento e a relação do doente com a comunidade.
Esperamos que vocês possam aproveitar a leitura e esclarecer algumas dúvidas, ou até mesmo suscitar questionamentos sobre a saúde mental.
Boa leitura!
Ueliton Pereira, diretor técnico da Holiste
Confira todas as matérias da Revista Holiste
Entrevista:
Novos Caminhos para o mercado da Saúde, Luiz Fernando Pedroso
Terceira Idade:
Infância e Adolescência:
Comportamentos Dependentes:
Hospital Dia:
Psicoeducação – o caminho para o autoconhecimento e superação
Residência Terapêutica:
Outras sessões:
Novos caminhos no tratamento da esquizofrenia
Quando o prazer se transforma em sofrimento
Eletroconvulsoterapia e sua eficácia