Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

Síndrome do Pensamento Acelerado

Dificuldades em relaxar a mente, acalmar os pensamentos e necessidade de estímulos constantemente são alguns dos sintomas que vêm sendo atribuídos a chamada Síndrome do Pensamento Acelerado.

As pessoas mais vulneráveis geralmente são aquelas que são avaliadas constantemente por conta das suas obrigações profissionais, não podendo desligar um minuto sequer, caso contrário o trabalho é comprometido. Bons exemplos são executivos, jornalistas, escritores, publicitários, professores e profissionais da saúde.

Depressão, estresse, síndrome do pânico e nomofobia (medo de ficar sem celular) são outros exemplos de situações que ocorrem com muito mais frequência nas últimas décadas.

Porém, alguns especialistas alertam que a Síndrome do Pensamento Acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade.

Transtorno de Ansiedade

Em entrevista ao programa Bate Papo da rádio CBN Salvador, o psicólogo do Espaço Holos Claudio Melo explicou esta classificação: “A Síndrome do Pensamento Acelerado não é uma categoria classificatória cientificamente comprovada. Este termo tem sido bastante utilizado pela mídia, principalmente na internet, porém não existe uma pesquisa que corrobore este diagnóstico ou esta síndrome”, disse.

Ainda segundo o psicólogo, esta síndrome está associada a um possível transtorno de ansiedade e o excesso de informações cotidianas às quais somos submetidos pode vir a se tornar um desencadeador para esta patologia, e é esta quem deve ser tratada.

Sintomas da síndrome do pensamento acelerado

O diagnóstico da síndrome do pensamento acelerado geralmente está associado à sensação de estar sendo esmagado pela rotina, com aquela impressão de que 24 horas são insuficientes para cumprir tudo o que você tem planejado para o dia. Há o sentimento persistente de apreensão, falta de memória, déficit de atenção, irritabilidade e sono alterado. O humor flutuante é outra característica bem comum.
O esgotamento mental da pessoa que não consegue desacelerar o seu pensamento normalmente se converte em cansaço físico também.

Tratamento

O psicólogo Claudio Melo orienta que pessoas que possuam sintomas de um quadro de transtorno do pensamento acelerado ou transtorno ansiedade devem procurar inicialmente um psicólogo. Este profissional será capaz de avaliar o melhor tratamento e se existe a necessidade, a depender da gravidade do quadro, de recorrer a um psiquiatra.

Confira a matéria completa: