Blog / Notícias

COMO A TECNOLOGIA PODE AUXILIAR O TRATAMENTO DE PACIENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS?

Notícias 15/01/2021

Telemedicina, grupos online, aplicativos… Entenda como esses e outros recursos tecnológicos auxiliam no tratamento de pacientes com transtornos mentais.

Em vários campos do conhecimento, a tecnologia é empregada para otimizar processos de trabalho. Com a psiquiatria e a psicologia não é diferente; atualmente, existem uma série de recursos tecnológicos utilizados para auxiliar os profissionais no tratamento de pacientes com transtornos mentais.

Ficou interessado? Quer saber quais são eles? Continue a leitura e saiba como a telemedicina tem revolucionado os tratamentos de saúde mental.

PLATAFORMAS DE CONSULTA ONLINE

As plataformas de consulta online conectam pacientes e profissionais de saúde, viabilizando o atendimento de pessoas que apresentam alguma dificuldade de locomoção até o consultório, como aconteceu durante a pandemia da COVID-19, ou encontram dificuldades em encontrar um determinado especialista na região onde mora.

No âmbito da saúde mental, esse é um recurso é muito importante para reduzir a chance dos pacientes abandonem o tratamento, o que é bastante comum e característico desses transtornos mentais.

GRUPOS ONLINE

Outra possibilidade é a utilização da tecnologia para facilitar a realização de grupos online. Nesse tipo de atendimento, a partir da troca de experiências entre pessoas que apresentam uma mesma condição, abre-se um canal de apoio mútuo para construção de soluções e enfrentamento dos problemas apresentados.

Muitas vezes, a incompatibilidade de agenda dos pacientes envolvidos impede que esse modelo de atividade seja desenvolvido. Com as sessões online o problema é bastante atenuado, pois o paciente pode participar de qualquer lugar em que esteja, desde que possua um dispositivo com acesso à internet.

APLICATIVOS

Presentes em todos os smartphones, os aplicativos revolucionaram a forma como as empresas estão em contato com os seus clientes, pois eles estão ali, na palma da mão do usuário a qualquer momento de suas vidas.

Isso permite que todos os dados relacionados à saúde mental do paciente estejam disponíveis a qualquer momento: agendamento de consultas, histórico médico, dicas de prevenção, ferramentas de videochamada, etc.

CONHEÇA A TELEMEDICINA HOLISTE

A Telemedicina da Holiste é uma ferramenta que viabiliza o atendimento psiquiátrico e psicológico à distância. Trata-se de um serviço essencial para pacientes que não podem se deslocar até a clínica, por razões diversas, ou que residem/ estejam em outras cidades.

Com a pandemia do Coronavírus, a Holiste ampliou em 20 vezes sua capacidade de atendimento através da telemedicina, viabilizando a manutenção do tratamento de nossos pacientes. Para utilizar o serviço é necessário ter acesso à internet em um dispositivo com câmera e microfone, como computador, tablet ou smartphone.

Além disso, a ferramenta da Holiste está integrada ao prontuário médico do paciente, com o sistema de receituário eletrônico, além de permite que ele realize seus agendamentos e verifique os atendimentos passados.

Ficou interessado? Acesse nosso site e marque uma consulta com um de nossos profissionais.

 

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar